Orientação complementar para alongamento da coluna cervical

Antes de iniciar o programa de exercícios abaixo converse com o seu médico; ele é a pessoa que irá melhor orientá-lo.

Exercício nº 1: Faça movimentos suaves de rotação da cabeça, dentro do limite da dor, para ambos os lados, repetindo 10 vezes para cada lado.
Exercício nº 2: De pé, flexione o pescoço até sentir o alongamento da musculatura de trás do pescoço. Mantenha a posição por 15 segundos, relaxando depois. Repita por mais quatro vezes.
Exercício nº 3: Em frente a um espelho, eleve os dois ombros e mantenha por 15 segundos. Relaxe por 10 segundos e repita o movimento até completar 10 vezes.
Exercício nº 4: Segure a cabeça com a mão e incline para o mesmo lado, até sentir o alongamento da musculatura do pescoço. Relaxe, e troque de lado. Repita mais quatro vezes para cada lado.
Exercício nº 5: Gire a cabeça até o limite e mantenha por 15 segundos. Inverta o lado. Repita mais três vezes para cada lado.
Exercício nº 6: Levante as mãos e leve os braços para trás, de modo que os omoplatas se juntem, durante 15 segundos. Relaxe por 15 segundos e repita o movimento até completar cinco vezes.