Orientações complementares para tratamento de dor na Coluna Lombar

Antes de iniciar os exercícios abaixo, converse com o seu médico, ele é a pessoa indicada para melhor orientá-lo.

Exercício nº 1: Deite, de preferência no chão com um colchonete, e puxe um dos joelhos de encontro ao peito, mantendo-o assim durante 15 segundos. Repita, alternando os lados, cinco vezes.
Exercício nº 2: Ainda deitado, deixe cair os joelhos para um dos lados enquanto vira a cabeça para o outro lado.Mantenha a posição por quinze segundos. Repita o exercício cinco vezes para cada lado.
Exercício nº 3: Na posição indicada na figura, contraia a musculatura abdominal e glútea durante 5 segundos. Relaxe por dez segundos e repita novamente, até completar 10 repetições.
Exercício nº 4: Sem retirar as costas do chão, levante os quadris mantendo a posição por quinze segundos. Repita por 10 vezes o mesmo exercício.
Exercício nº 5: Com os braços cruzados, contraia o abdome levantando ligeiramente o tronco do chão, soltando o ar pela boca. Retorne lentamente, inspirando pelo nariz. Repita a sequencia por 10 vezes. Faça uma pausa de 30 segundos e repita mais 10 vezes.
Exercício nº 6: Deitado, estique os braços, conforme a figura, acima da cabeça, mantendo a tração por 15 seg. Relaxe por 10 segundos e repita novamente o movimento por mais quatro vezes.
Obs: Durante as atividades diárias, evite permanecer longos períodos na posição sentada, procurando não ultrapassar uma hora na mesma posição. Evite também flexionar a coluna para apanhar objetos no chão; caso isso seja necessário, flexione os joelhos, mantendo a coluna reta, até alcançar o objeto. Não realize esforços que produzam dor durante o período de tratamento.