Exercícios complementares para alongamento do ombro

Converse sempre com o seu médico antes de iniciar o programa de exercícios abaixo; ele é a melhor pessoa para sua orientação.

Exercício nº 1: Puxe o braço pelo cotovelo com a cabeça virada para o mesmo lado, por 15 segundos. Inverta o lado. Repetir cinco vezes para cada lado.
Exercício nº 2: Puxe o braço pelo cotovelo, inclinando o tronco, durante 15 segundos. Relaxe 10 segundos e inverta o lado. Repetir cinco vezes para cada lado.
Exercício nº 3: Em frente a um espelho, eleve os dois ombros e mantenha por 15 segundos. Relaxe por 10 segundos e repita o movimento até completar 10 vezes.
Exercício nº 4: Levante as mãos e leve os braços para trás, de modo que os omoplatas se juntem, durante 15 segundos. Relaxe por 10 segundos e repita o movimento até completar 10 vezes. 
Exercício nº 5: Deitado em um colchonete, com os braços abertos na altura dos ombros  e os joelhos fletidos, junte as mãos  em cima. Volte a posição de repouso e repita o movimento, até completar 10 vezes.
Exercício nº 6: Alterne a elevação dos braços, até a altura dos ombros, com os joelhos levemente flexionados, segurando um peso de 1 Kg. Repita 10 vezes para cada lado.
Exercício nº 7: Segure um bastão com a palma da mão para frente e flexione os cotovelos  sem mexer os ombros. Estique novamente o cotovelo. Repita 10 vezes o exercício.