A dor crônica afeta aproximadamente 37% da população brasileira, o que equivale a quase quatro em cada dez brasileiros, persistindo por mais de três meses. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), a maioria desse grupo é composta por mulheres, com uma média de idade de 41 anos, residentes nas regiões Sul ou Sudeste.
As dores crônicas mais comuns, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, estão relacionadas a problemas na coluna vertebral, seguidas por dores de cabeça e dores associadas a diferentes tipos de câncer. As dores nas articulações, decorrentes de doenças reumáticas, também são bastante frequentes e levam muitas pessoas a buscar a ajuda de especialistas, especialmente durante o inverno.
Pacientes que sofrem de artrose, por exemplo, podem enfrentar restrições de movimento devido às dores crônicas. Atividades simples do dia a dia, como pentear os cabelos ou escovar os dentes, muitas vezes se tornam penosas ou até mesmo impossíveis de serem realizadas. Essa situação se agrava durante o inverno, pois as dores crônicas têm a tendência de se intensificar nessa estação, não sendo apenas uma coincidência. As pessoas tendem a se retrair e a ficar tensas devido ao frio, adotando uma postura mais curvada, muitas vezes sem perceber. Além disso, é comum interromperem suas atividades físicas regulares. É essencial manter a prática de exercícios físicos e garantir que estejam bem agasalhadas ao caminhar.
ENDEREÇO: Avenida Ataulfo de Paiva, 734 A - Leblon - Rio de Janeiro
FUNCIONAMENTO: Seg a Sex: 08:00 às 20:00 | Sáb: 08:00 às 19:00 | Dom e Feriados: 09:00 às 19:00
Fale Conosco: WhatsApp (21) 2274-9595